Movequip - Soluções técnicas

Conheça as empresas que superaram desafios com nossas soluções.
Clientes com contrato MTP

Cana-de-açúcar

Desde que foi trazida para o Brasil, a cana-de-açúcar possui importante papel na economia nacional sendo o maior produtor do mundo, seguido por Índia e Austrália. Da matéria-prima, a cana-de-açúcar, produzem-se açúcar, álcool anidro (aditivo para gasolina) e álcool hidratado. O açúcar, nas suas mais variadas formas, está em diversos produtos e receitas que fazem parte do nosso dia a dia. No setor de alimentos, o açúcar aparece, inclusive, em produtos salgados, como algumas massas secas e condimentos.

O produto também é fundamental em outras indústrias, como a farmacêutica, de tintas, de cosméticos e até de artefatos de borracha. O açúcar faz parte da vida dos brasileiros desde a época colonial, sendo a cana responsável por um ciclo econômico do País. De lá para cá, o Brasil sempre se destacou como produtor. Novas tecnologias foram desenvolvidas e o açúcar também se diversificou.

Com nossa tecnologia de elevação e movimentação de cargas, a Movequip fornece soluções adequadas para todas as aplicações dentro das instalações sucroalcooleiras com a qualidade e produtividade exigida no processo produtivo.

Os campos de aplicação.
• Moenda
• Casa de força
• Salão de açúcar / armazenagem
• Fermentação
• Casa de cal
• Oficina mecânica / elétrica
• Fábrica de açúcar
• Centrífuga

Casa de força
Grande parte das usinas é também geradora de energia e, com isso autossuficiente, em eletricidade e grande parte desta produção energética é vendida às concessionarias. Nestes casos o consumo de energia “externa“ ocorre
em condições de start-up, shutdown e no período de entressafra, onde todos os equipamentos são desligados para desmontagem e realização das manutenções corretivas necessárias. A finalidade das pontes rolantes é o descarregamento, o transporte e a montagem de equipamentos diversos no interior da casa de força e periféricos, bem como à manutenção dos geradores e turbinas.

Moenda
Esta seção da fábrica tem a finalidade de condicionar a cana (limpeza e abertura das células) e extrair o caldo com um mínimo de perda de açúcares da cana, bem como reduzir a umidade final do bagaço. A cana recebida é amostrada aleatoriamente para se aferir sua qualidade (teor de sacarose, fibra, pureza do caldo etc.). A moagem é um processo de extração do caldo que consiste em fazer a cana passar entre dois rolos, com uma pressão pré-estabelecida aplicada a eles. A moenda deve extrair o caldo, como também produzir bagaço, no final do processo, com um grau de umidade que permita sua utilização como combustível nas caldeiras. A moenda é normalmente formada por quatro a sete ternos em série. As pontes rolantes são utilizadas no processo de montagem, desmontagem e manutenção das moendas.

Salão de açúcar e armazenamento em big bag.
Salões de açúcar são utilizados como depósitos de armazenagens de big bags 1250 kg, geralmente empilhados e separados por tipo de açúcar. O açúcar VHP (Very High Polarization) é um açúcar menos úmido, utilizado como matéria-prima para outros processos e destinado ao refino devido a sua alta polarização. Pode ser usado para o consumo, mas geralmente é exportado para vários países do mundo, para produção do açúcar refinado. Trata-se de um açúcar bruto, que permite aos clientes transformá-lo em diferentes tipos de açúcar para o consumo. A Movequip, buscando a redução do tempo operacional e o aumento da segurança no manuseio dos containers flexíveis, desenvolveu a série MV e MVA, dispositivos próprios para içamento e manuseio dos big bags que são instalados em nossas pontes rolantes da marca Demag.