A falta de inspeção preventiva são erros comuns que precisa ser evitado. Nesse caso, o prejuízo maior fica com a empresa, por não estabelecer um plano de gestão para definir o melhor momento de realizar as intervenções.
Como consequência da falta de inspeção, as pontes rolante e talhas elétricas podem apresentar falhas podendo provocar interrupção dos processos de produção, gastos não programados e aumento de risco na segurança.
Confira abaixo os 4 principais problemas causados pela falta da Inspeção.
1. Redução da vida útil
Sem uma inspeção de qualidade, os desgastes só serão perceptíveis quando a utilização do equipamento já estiver seriamente comprometida. Isso certamente tornará sua manutenção extremamente cara, pois o desgaste excessivo de alguns componentes como disco de freio, guia de cabo, rolamentos entre outros pode danificar outros componentes ou até mesmo a perca de um motor ou do equipamento todo, além da indisponibilidade de peças ou de um técnico capacitado para realizar o conserto a tempo de não prejudicar o processo.
2. Processos prejudicados
A falta de inspeção pode comprometer seriamente os processos industriais.
Afinal, certos defeitos podem levar a perda de eficiência, atrasos na produção, além do desperdício de energia e matéria primas. Dito isso, não há duvida da importância da manutenção.
No entanto, mais do que reparar o equipamento ou evitar falhas, a manutenção deve ser feita no sentido de também aperfeiçoar os processos de produção. Afinal, estamos em plena era da Indústria 4.0 e quem não se adequar perderá competitividade.
3. Aumento do risco da segurança
Sem inspeção regular ou mesmo sem adequação as normas de segurança vigentes “NR-12”, o equipamento pode sofrer com uma série de problemas que envolvem risco de segurança grave, como por exemplo: Peças soltas “que podem cair sobre alguém”, falha de freio “que pode causar o escorregamento da carga”, rompimento de um cabo de aço, colagem de contatores, falta de alinhamento e nivelamento dos trilhos “que podem causar descarrilamento da ponte rolante”, falta de fim de cursos, falta da trava de segurança nos ganhos, etc… Isso tudo compromete seriamente o equipamento e a segurança, colocando em risco a integridade física dos colaboradores. Isso sem falar nas sanções que a sua fábrica pode vir a sofrer por não estar em conformidade com as normas.
4. Redução da produtividade
Sem os devidos cuidados com manutenção, o equipamento vai parar com frequência e toda vez que isso ocorrer à produção também para. Nem precisamos falar dos prejuízos que isso acarreta, não é mesmo?